GERAL

Comissão Água na Torneira planeja realizar abaixo assinado para pressionar pela solução de problemas relacionados à falta de água em Carazinho

Foto Divulgação

 

Criada com o objetivo de buscar solução para a falta de água em Carazinho, a Comissão Comunitária Água na Torneira planeja organizar um abaixo assinado como forma de pressionar pela melhoria da prestação do serviço na cidade. Este movimento deverá estar nas ruas nos proxímos dias e ainda se estuda em que formato ele será operacionalizado. O grupo é liderado por Natalino da Silva, presidente, e Conrado Serafini, vice. Também auxilia nos trabalhos o líder comunitário Milton do Vale, conhecido como Alemão da Alvorada. 

 

Em recente entrevista para O Correspondente, eles citaram que a comissão vinha logrando êxito na tarefa de intermediar as demandas da população com a Corsan/Aegea, assim como a interferência da Defensoria Pública e Procon. Chegou-se a verificar inclusive a diminuição de ocorrências.

 

Por outro lado, segundo as lideranças, os problemas relacionados ao episódios de falta de água e às cobranças de faturas consideradas abusivas pelos usuários ainda carecem de soluções definitivas. A comissão mantém um grupo de WhatsApp com a comunidade onde trocamos informações, além de uma página no Facebook com o mesmo objetivo.  

 

A comissão deseja participar do debate em torno do contrato do Município com a Corsan/Aegea e do aditivo proposto pela empresa. Defendem inclusive que a assinatura do documento não impactará na imediata solução dos problemas no abastecimento de água em Carazinho e que a municipalização do abastecimento de água é uma saída que deve ser considerada pelo Município. 

 

Município pede que Procon notifique Corsan 

No fim de semana novos episódio de falta de água afetaram a cidade, em pelo menos cinco bairros de Carazinho. Este fato resultou no encaminhamento de notificação do Procon à Corsan Aegea, a pedido da gestão municipal de Carazinho, ontem (9).

 

A empresa foi chamada para explicações. Conforme o Secretário Geral de Governo, Anselmo Britzke (Gauchinho), após reunião com a Diretora do Procon, Sheila de Mello, a Secretária de Planejamento, Munira Awad, e representantes da Corsan, ficou definido que será criado um canal de comunicação direto para encaminhamento de situações como as recentes.

 

Também é pedido de que os usuários formalizem a reclamação de falta de água sempre que ocorrer direto no Procon, (que funciona na UPF de segunda a sexta das 13h30 às 17h30).

 

O pedido neste momento é que as pessoas se conscientizem de ir no órgão oficial para sua reclamação, que é ao Procon. Foi criada uma comissão para mapear e fiscalizar obras e interrupção, para que cada problema seja identificado, e, desta forma, oficialmente tenha o devido andamento. Sem esse relato direto no Procon, não há como o órgão proceder o encaminhamento, ressalta a Dra Sheila. 

 

Só com essa movimentação por parte da comunidade e Procon, o Comitê do município que acompanha a questão dos serviços prestados pela Corsan Aegea seguirá com os trâmites podendo haver não só novas notificações como aplicação de multa. Os telefones do Procon são (54) 9 9655 6137 ou (54) 9 8408  0099.

 

Data: 10/02/2026 - 17:00

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE