GERAL

Parque Vali Albrecht recebe investimentos de R$ 1,6 milhão na área pertencente ao município de Carazinho

Foto Divulgação

 

Foi iniciada nesta quinta-feira (5) uma das etapas das obras do projeto de revitalização do Parque Vali Albrecht, em uma área de 17 hectares pertencente ao município de Carazinho.

 

De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas (SEPLAN), Munira Awad, nesta fase o foco está na substituição da rede de iluminação pública. Também passará por obras de revitalização a Pista de Laço. As definições dessas intervenções ocorreram não apenas por iniciativa exclusiva da Prefeitura, mas a partir de sugestões de representantes de diferentes segmentos ligados ao tradicionalismo e da sociedade civil, por meio de audiência pública realizada ainda em 2025.

 

Toda a área do Parque Vali Albrecht foi mapeada pela SEPLAN e, posteriormente, o grupo envolvido na proposta de revitalização definiu a execução do projeto em etapas. A primeira contempla a revitalização da parte elétrica, incluindo a instalação de dois transformadores - um de 300 kVA e outro previsto para uma etapa posterior.

 

A secretária destaca que esta etapa representa o embrião do projeto de revitalização de todo o Parque. Ela lembra ainda que há uma área de 2,8 hectares dentro do complexo que pertence ao Sindicato Rural de Carazinho.

 

Para as próximas fases do projeto, Munira Awad ressalta que, desde a audiência pública, diversas entidades e autoridades manifestaram interesse em se mobilizar para a captação de recursos, como emendas parlamentares, considerando que o investimento total é elevado e que o município não dispõe de orçamento para executar todas as etapas sozinho.

 

Cabe ressaltar que as obras de revitalização ocorrerão exclusivamente na área de 17 hectares de propriedade do município. Também é importante informar a comunidade que, nesta etapa de revitalização dos espaços, será realizado investimento para atendimento ao Auto de Infração nº 16948/FEPAM, com o cumprimento de um Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O PRAD consiste em um conjunto de ações técnicas obrigatórias destinadas à recuperação de áreas que sofreram danos ambientais, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio ecológico. Para esta obra específica, ocorreu uma dispensa de licitação e a empresa vai assinar o Contrato nos próximos dias.

Data: 05/02/2026 - 17:14

Fonte: Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE