AGRO
Americanas visitam Carazinho para conhecer produção de Noz Pecan
Kristen e Emily, no centro, ao lado de Anelise Scheibe (Fotos Mara Steffens/O Correspondente e Divulgação/Mariana Messerschmitt)
Os produtores rurais Carlos e Anelise Scheibe receberam no início da tarde de hoje (4), no Sindicato Rural de Carazinho, as produtoras americanas Emily Canepa (Califórnia) e Kristen Millican (Texas), participantes do Nuffield, uma associação que conecta e desenvolve líderes do agronegócio, unindo profissionais do agro a uma rede global.
A organização está presente em mais de 40 países, inclusive no Brasil e oferece intercâmbios para que os participantes conheçam as realidades do agro ao redor do mundo, acumulando conhecimento prático para ser aplicado nas suas comunidades. O não-me-toquense Guilherme Oliveira também integra o programa desde 2025 e acompanhou as estrangeiras. A interação entre americanas e brasileiros foi facilitada pela tradução da professora Cristina Sjlender
Kristen é proprietária e administra a Millican Pecan Company com o marido, Winston. A fazenda de nozes-pecã da família colhe e vende nozes-pecã no Texas desde 1888. Por isso conhecer a experiência do casal carazinhense é interessante. Já Emily cresceu em um vinhedo em Clements, Califórnia, onde a agricultura desempenhou um papel fundamental em sua vida. Hoje ela atua como consultora de Agricultura de Precisão. A família dela também é do agro, atuando na produção de uvas.
Antes de chegar a Carazinho, as duas estiveram no Vale dos VInhedos, na serra gaúcha. Na capital da Hospitalidade e da Logística conheceram mais sobre os produtos desenvolvidos pela Pecan Brasil, empresa do casal Sheibe, cujo pomar fica em Chapada. Kristen e Emily demonstraram surpresa com a variedade de produtos feitos a partir da noz pecan, entre eles o já conhecido Pecanttone, o panetone de noz pecan.
O encontro foi acompanhado por lideranças como o presidente da CDL, Zani da Costa Santos, a vice-presidente da ACIC, Carine Leite da Silva, o presidente do Sindicato Rural, Leomar Tombini, a Executiva do SindiLojas, Janete de Almeida Bettio, e representantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIC, inclusive a coordenadora Eloísa de Ávila Pauletto.
.