POLÍTICA

Vereadores aprovam dois projetos de lei no retorno do recesso e recebem comunidade para ato de mobilização

Vereadores e moradores do bairro Santa Terezinha (Foto Divulgação /Ascom Câmara)

 

A Câmara Municipal de Carazinho retomou as suas atividades nesta segunda-feira (02/02), após o recesso de janeiro, com a aprovação de dois projetos de lei.

 

O primeiro foi o PL nº 70/2025, de autoria do Executivo Municipal, que altera a Lei Municipal 7.095/2009, para incluir serviços de assistência a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do Centro de Assistência e Prestação à Saúde dos Servidores (CAPSEM) e estabelece normas para coparticipação e continuidade do tratamento. Haviam emendas ao projeto propostas pelo vereador Cleomar Silva, porém, ambas tinham parecer de inviabilidade da Comissão de Justiça e Finanças (CJF) e, por isso, o autor solicitou a retirada das mesmas. Assim, a matéria foi aprovada por unanimidade com seu texto original.

 

O outro foi o PLL nº 01/2026, de autoria da Mesa Diretora, que autoriza o Poder Legislativo a realizar contratação emergencial para o cargo de Procurador Jurídico do Poder Legislativo. Isso porque a contratação temporária autorizada anteriormente encerrou-se na segunda quinzena de janeiro e o concurso público para este cargo teve um atraso e a prova está agendada para março. Considerando que não há como ficar sem um profissional para exercer tal função, a contratação em caráter emergencial é imprescindível até a finalização do concurso público. Para preencher o cargo deverá ser utilizado o Processo Seletivo Simplificado nº 01/2024, que tem validade até 26 de junho de 2026.

 

Mobilização da comunidade

Além das aprovações, a Sessão Plenária foi marcada pela manifestação de vereadores e da própria comunidade que compareceu à reunião com relação ao acidente de trânsito na BR 285, próximo à entrada do bairro Santa Terezinha. Neste acidente faleceu Vanderlei Moreira dos Santos, de 44 anos, e sua filha Ester Moreira dos Santos da Silva, de apenas um mês de vida. No veículo também estavam a mulher de Vanderlei de 33 anos e o filho de 12 anos. Ambos foram atendidos no Hospital de Clínicas de Carazinho e já receberam alta.

 

O fato gerou grande comoção em Carazinho e, por isso, moradores do bairro Santa Terezinha se reuniram com os vereadores pedindo apoio dos parlamentares para investimento em segurança no local.

 

Há anos a comunidade pede atenção à área conhecida pelos frequentes sinistros graves e, que, inclusive, já foi assunto de várias solicitações dos parlamentares junto ao DNIT, órgão responsável pelo local. Entretanto, pouco foi feito até o momento.

 

Uma mobilização deverá acontecer neste sábado, às 9h, no local do acidente para chamar atenção novamente para a insegurança do local, que tem acessos aos bairros Santa Terezinha e Conceição.

 

Os edis garantiram que estarão junto na mobilização e cobrarão das autoridades competentes soluções, como melhor sinalização, instalação de redutores de velocidades e ainda um projeto futuro para a criação de um trevo ou algo similar.

 

Todo o Poder Legislativo convida a comunidade a participar deste ato a fim de demonstrar força e união para mais segurança no local e nas demais vias onde há rodovias e acesso aos bairros.

 

ATENÇÃO!

Durante o mês de fevereiro, em virtude do baixo movimento na cidade, o atendimento ao público na Câmara de Vereadores estará diferente do habitual. Nas segundas-feiras, o horário de expediente será das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h, com sessão plenária às 18h30min. Já nas terças, quartas e quintas–feiras, será turno único, das 7h às 13h. Nas sextas-feiras, o expediente será das 8h às 12h.

Data: 03/02/2026 - 11:10

Fonte: Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE