EDUCAÇÃO
Legislativo carazinhense fará sessão solene para homenagear os 25 anos da Ulbra Carazinho

Foto Arquivo/O Correspondente
Está marcada para o dia 20 de agosto, a partir das 19h, uma sessão solene do Legislativo de Carazinho em homenagem aos 25 anos da Ulbra no município. Será no salão nobre da universidade, com a presença de personalidades políticas e da área educacional.
Atualmente dirigida por Rodrigo Sjlender, a Ulbra iniciou as atividades em Carazinho no dia 16 de agosto de 2000, com equipe diretiva, autoridades e representantes da Reitoria da Universidade. As negociações para a vinda da Ulbra iniciaram muito antes com a articulação política de Carazinho, alinhada pelo deputado federal Osvaldo Biolchi. Além dele, prefeitura e entidades de classe se mobilizaram. A partir de então, a direção da Ulbra que, dentro do projeto de interiorização e de expansão da Instituição, adquiriu o terreno e iniciou a construção dos prédios.
De acordo com Sjlender, a construção da estrutura física e de definição do projeto pedagógico foi liderado pelo professor Remi João Rigo, primeiro diretor da Unidade, da esposa, Noeli Louvison Rigo, além das professoras Nelci Ehrhardt e Maria Eleni Lopes. Com esta equipe na liderança, aconteceu o primeiro Vestibular da Ulbra Carazinho no dia 12 de agosto de 2000 e a inauguração da primeira aula em 16 de agosto daquele ano.
Entre os momentos marcantes da trajetória da universidade, o diretor destaca atividades de extensão no município e em toda região, o fato de a Ulbra receber alunos de mais de 40 municípios, tornando-se a maior Universidade da região, e o acesso facilitado ao ensino superior para milhares de pessoas de baixa renda por intermédio das bolsas Prouni.
O diretor avalia que a instalação da universidade representa um marco para Carazinho e a região. 'Carazinho é uma antes e outra depois da implantação da Ulbra. Centenas de profissionais de todas as áreas, que são lideranças conhecidas e reconhecidas na região, foram formadas pela Ulbra. Como consequência da instalação da Universidade, empresas se instalaram no município e região. Carazinho não é apenas um polo regional por ser um entroncamento rodoviário, mas se tornou um polo regional de educação, uma vez que depois da Ulbra outras grandes Instituições de ensino se instalaram no município", salienta.
Sjlender evidencia que a Ulbra está inserida nos diferentes contextos da comunidade, seja na área social, com a participação dos cursos nas ações promovidas pela prefeitura, por entidades e empresas, bem como na alta gestão das empresas, com cadeiras cativas na ACIC e outras entidades representativas do município. "Estamos trabalhando fortemente na expansão da Universidade com a criação de cursos novos e inovadores, bem como apostando em convênios com empresas de grande porte, que visam qualificar e profissionalizar toda a comunidade em todos os municípios em que a Ulbra Carazinho agrega valor com seus profissionais", coloca.
Ainda em 2025, a Ulbra pretende lançar novos cursos EAD e híbridos. Atualmente são mais de 30 cursos de graduação e o planejamento está voltado para investimentos em formações nas áreas da saúde e engenharia.