GERAL
CDL Carazinho completa 59 anos como a entidade de classe com mais associados
Nesta segunda-feira (30) a Câmara de Dirigentes Lojistas de Carazinho - CDL está completando 59 anos. Criada em 1966, a entidade surgiu com o objetivo de unir empresas do setor lojista e promover o crescimento profissional por meio da união e esforço mútuo. Atualmente, de acordo com o presidente Zani da Costa Santos, é a entidade de classe com mais associados no município: 400. "É motivo de muito orgilho.comemorarmos esta data, mas tudo se deve ao esforço e a dedicação dos fundadores, que tiveram a visão de fundar a CDL", reconhece.
Para Santos, o associado é a grande razão de ser da entidade. "Trabalhamos pelas demandas deles, do que eles necessitam. Por isso, ao longo do tempo, fomos nos reiventando, fomentando o desenvolvimento do nosso empresariado, e atuando em outros segmentos também, como o campo social. Atualmente trabalhamos bastante nos pilares do empreendedorismo jovem e feminino, valorizando estes movimentos e buscando sempre ofertar oportunidades de capacitação dos associados e seus colaboradores", salientou.
O bureau de crédito e a certificação digital são os carros chefes da CDL, mas o presidente ressalta que a atuação vai além disso, pois suas ações impactam no desenvolvimento local. Entre os projetos citados por ele estão iniciativas como Empretec, em parceria com o Sebrae, Homens na Cozinha, com forte apelo social, e o Dia Livre de Impostos, que conscientiza a população sobre a alta carga tributária no Brasil.
Costa, que deixa a presidência da entidade no fim do ano, menciona que o próximo presidente terá a missão de organizar a comemoração que marca os 60 anos da CDL e ressaltou que seu desejo que o desafio seja assumido por uma mulher, o que seria inédito, já que até hoje apenas homens condizaram a entidade.