GERAL
Abrigo temporário para pessoas em situação de rua deve começar a funcionar na próxima semana em Carazinho
Foto Mara Steffens/O Correspondente
Um espaço que pertence ao município de Carazinho, na Rua Lourival Vargas, na Vila Rica, em frente a secretaria de Obras será o abrigo temporário de pessoas em situação de rua na cidade. Em entrevista ao Correspondente, o secretário de Desenvolvimento Social, Fábio Zanetti, contou que o local já está organizado para este fim e restam apenas alguns trâmites burocráticos para que ele passe a funcionar.
A ideia é levar para o abrigo pessoas que são abordadas pelos servidores do Desenvovimento Social para poderem pernoitar, tomar um banho quente e fazer pelo menos duas refeições. Enquanto o local não abre, Zanetti destaca que o Município tem feito abordagens e encaminhado as pessoas para rede hoteleira da cidade, a partir de um convênio com empresas deste segmento. No entanto, nem todas as pessoas aceitam a proposta. Segundo ele, ontem oito pessoas foram localizadas pelos técnicos do Desenvolvimento Social, duas não aceitaram oconvite. As outras seis foram levadas a hoteis mas no local apenas duas decidiram passar a noite.
O abrigo temporário deverá funcionar por três meses e terá 30 vagas, podendo receber tanto homens quanto mulheres e até crianças. Além do local para pernoitar com mais conforto, as pessoas acolhidas serão atendidas pelos técnicos da assistência social para entender sua condição e suas necessidades. A secretaria da Saúde também é parceiro da iniciativa e fará alguns atendimentos no local.