GERAL

Publicadas novas taxas para expedição da carteira de identidade no Rio Grande do Sul

Foto: Sofia Villela | ASCOM IGP

 

A Secretaria Estadual da Fazenda publicou, com validade a contar de fevereiro de 2026, as novas taxas para expedição da cédula de identidade civil e da carteira de nome social no âmbito do Rio Grande do Sul.

 

A primeira via do documento segue sendo isenta de qualquer taxa, enquanto a 2ª via prevê agora a cobrança de R$ 99,22. Até 31 de janeiro de 2026, o valor era de R$ 95,03.

 

São isentos da taxa os maiores de 65 anos; indivíduos que declararem estado de pobreza (sujeito a análise) e as vítimas de roubo que apresentarem ocorrência policial. Vale ressaltar que as ocorrências relacionadas a furto ou perda do documento não dão direito à isenção da taxa.

 

O Instituto-Geral de Perícias reforça que as guias de pagamento são emitidas somente no momento do atendimento, e que os contribuintes devem desconfiar de boletos gerados de forma antecipada ou em qualquer site diferente do endereço eletrônico oficial do órgão: igp.rs.gov.br. Após emitida, a guia pode ser paga em qualquer agência do Banrisul, casa lotérica conveniada, ou pelo aplicativo do banco.

 

Confira mais informações no link a seguir: https://igp.rs.gov.br/informacoes-e-encaminhamento.

Data: 13/02/2026 - 13:24

Fonte: Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE