GERAL
DNIT diz que estuda implantação de controladores de velocidade na BR 285, em Carazinho, mas ressalta necessidade de outras medidas
Foto Mara Steffens/O Correspondente
O DNIT informou ontem (6), através de nota, está em fase de estudos para a BR 285, no trecho em Carazinho onde moradores realizaram protesto na manhã de hoje (7), pedido providências depois do acidente que vitimou pai e filha no último fim de semana.
A autarquia disse também que, no âmbito de suas atribuições, atua de forma permanente na qualificação de perímetros urbanos inseridos em rodovias federais. "Na região, há exemplos de obras já concluídas em Erechim, Sarandi e Lagoa Vermelha, bem como as atualmente em execução em Ijuí. Há ainda intervenções em fase de projeto, como a travessia urbana de Passo Fundo na BR-285/RS e a duplicação da BR-386/RS de Sarandi a Carazinho, contemplando a travessia urbana de Carazinho naquela rodovia", salientou.
No caso específico da BR-285/RS, encontra-se em fase de contratação de empresa para elaboração do projeto de duplicação do segmento Passo Fundo – Carazinho, o qual contempla toda a travessia urbana até o antigo posto da PRF, km 342.
Quanto aos acessos existentes, aqueles que ocorrem sem tratamento geométrico adequado (como trevos ou interseções projetadas) são classificados como acessos irregulares ou clandestinos. O tratamento de engenharia desses acessos é de responsabilidade do beneficiário — proprietário do acesso — e, no caso de ruas e avenidas, da municipalidade, do polo gerador de tráfego ou de forma conjunta.
Nos casos em que o proprietário é ente público (prefeitura ou estado), o DNIT se dispõe a auxiliar na análise de projetos e no controle do processo construtivo. Entretanto, cabe ao interessado a condução do processo, desde a solicitação até a construção e abertura ao tráfego.
A autarquia esclareceu que a Prefeitura de Carazinho procurou o DNIT para tratar da regularização desses acessos. No entanto, não houve continuidade no encaminhamento do assunto por parte da prefeitura municipal.
"O DNIT realiza vistorias diárias em todo o trecho, inclusive no local em questão. Na busca de reduzir os riscos de forma imediata, o Departamento reforçou a sinalização do trecho, com a implantação de LERV (Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade) e a intensificação da sinalização vertical, medidas voltadas para a redução de acidentes.
Em paralelo, o DNIT atua para a viabilização da implantação de controladores de velocidade, como lombadas eletrônicas. Ressalta-se, contudo, que a solução definitiva ocorrerá apenas com a implantação de uma estrutura de engenharia adequada, com geometria segura e compatível com o volume de tráfego", disse ainda o DNIT.