SAÚDE
Prevenção ao mosquito Aedes aegypti diferencia município de Carazinho na região
Foto Divulgação
O plano de ações do município de Carazinho implantado desde o ano passado para vencer o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue e chicungunha, já apresenta resultados: a redução de notificações de casos, o que chamou a atenção do setor de Vigilância da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, sediada em Passo Fundo, à qual pertence Carazinho.
Uma equipe da Vigilância visitou o município de Carazinho questionando o porquê de não estar recebendo notificações da cidade. Na ocasião, constataram que não foram notificados por não haver casos.
“Apresentamos a eles que isso é, graças a Deus, ao trabalho de monitoramento, de prevenções, principalmente, de ações que realizamos durante todo o ano de 2025”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Carmen Santos.
Ela relembra que o município, há um ano, se destacou pelo alto número de chicungunha, por óbitos, e pelo alto número de dengue. Fato que não foi isolado, pois todo o Rio Grande do Sul enfrentou epidemias e mobilizou a comunidade para a combater o mosquito.
“Por isso, desde o ano passado investimos muito em ações como o recolhimento de pneus, os agentes de endemias fazendo trabalho de prevenção nas comunidades, nos territórios, fazendo abordagens qualificadas em pontos centrais de circulação do carazinhense como a Praça Albino Hillebrand, mercados, isso se dá a essas notificações não estarem acontecendo. Hoje, temos apenas três casos de suspeita de dengue em análise no Laboratório Central do Estado. A equipe e os carazinhenses estão de parabéns!”.
As campanhas de recolhimento de pneus foram intensificadas conseguindo recolher, em todo o ano de 2025, um total de 4.288 pneus. Só na ação do último sábado, dia 31 de janeiro, foram recolhidos 257. O número desses 13 meses é considerado muito satisfatório pois eles são um dos principais e mais perigosos criadouros do mosquito Aedes aegypti, já que o formato do pneu facilita o acúmulo de água da chuva, e um único pneu pode concentrar centenas de larvas.
Além disso, as pessoas contam com dois containeres onde podem levar seus pneus durante a semana, um deles na Secretaria de Obras (rua Lourival Vargas, 276, bairro Vila Rica), que os recebe de segunda a sexta, manhã e tarde, e o outro instalado atrás da prefeitura, que os recebe nas terças, quintas e sábados pela manhã, das 8h15 às 11h15.