GERAL

Prefeitura de Carazinho orienta sobre podas de árvores

Foto Divulgação

 

A Prefeitura de Carazinho orienta, através do Departamento de Meio Ambiente (DEMA) da Secretaria de Desenvolvimento, sobre como os cidadãos devem proceder quando quiserem providenciar poda ou corte de árvores nativas ou exóticas.

 

Em se tratando de propriedade particular, para manejo de árvores nativas, é necessário contatar o DEMA para ter a Licença. Esse contato pode ser feito pelo Whatsapp, presencialmente, ou também incluído pelo próprio solicitante no site da prefeitura na aba de licenciamentos.

 

Se for uma espécie exótica, exemplo: Abacate, Pinus, Eucalipto, Canela de sombra, Legustro, Uva do Japão, Nogueira, Citricos (laranja, limão) não requerem Licença para manejo estando dentro da propriedade particular.

 

Ainda há as espécies que são protegidas por Lei, como uma Araucária, por exemplo. Nesses casos, o solicitante deve procurar um Responsável Técnico (Engenheiro Florestal, Biólogo ou Engenheiro Agrônomo) que irá emitir um laudo informando qual a necessidade da supressão da espécie. O laudo vai ser incluído no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), sob coordenação, fiscalização e regulamentação do Ibama. Após, o RT irá contatar o DEMA e será realizada uma vistoria. Se procedente o Laudo é emitida a licença para corte ou poda.

 

Se forem árvores em via pública a Prefeitura é responsável pelo manejo. O cidadão pode fazer uma solicitação de poda ou corte de árvores que estejam atrapalhando na via pública, buscando o Departamento ou diretamente a Secretaria de Obras onde está a equipe de podas da prefeitura.

 

Em casos de galhos próximos a redes elétricas quem executa a poda é a Eletrocar, e os pedidos podem ser realizados diretamente na central deles.

 

De acordo com a engenheira Florestal e Diretora do Departamento, Michele Pires Walker, a Prefeitura não realiza corte dentro de áreas privadas, apenas em via pública.

 

O Departamento pode ser contatado presencialmente na Avenida Mauá 221, centro, quadra entre as ruas Alexandre da Mota e a Pedro Vargas das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo watts App (54) 9 9655 6705.

 

Mais detalhes abaixo.

.

Data: 29/01/2026 - 14:48

Fonte: Assessoria de imprensa

COMPARTILHE