EDUCAÇÃO

SMEC projeta mudança do CEMAEE e aumento de vagas no turno integral em 2026

Foto Arquivo/O Correspondente

 

As aulas na rede municipal de ensino de Carazinho começarão em 18 de fevereiro, conforme a secretaria de Educação e Cultura - SMEC. Em novo endereço - agora na Flores da Cunha, 19, ao lado da Estação Rodoviária, a pasta organiza o restante do cronograma do ano letivo. No dia 11 de fevereiro todos os professores e funcionário voltam às suas respectivas instituições, mas no dia 6 de fevereiro as escolas de educação infantil estarão abertas para as crianças do turno integral. Nesta data também, as escolas de ensino fundamental terão expediente para receber os pais que ainda não efetivaram matrículas ou que precisam retirar lista de material ou tirar dúvidas. 

 

A secretária de educação, Elisabete Medeiros orientou sobre a Central de Vagas, tema que tem gerado dúvidas entre os pais. "Lá em dezembro nós fizemos um chamamento (para as famílias que aguardaram buscarem as escolas). Agora, quando as escolas abrirem, os diretores irão informar à Central de Vagas quais os pais que foram efetivar a matrícula e quais não. E aí estaremos, então, atendendo a todos para que as vagas que possuímos sejam efetivadas. Mas a Central de Vagas já está aberta, quem precisar pode vir preenciamente para conversar e tirar as dúvidas", disse. 

 

Sobre a distribuição de material escolar, a secretária destacou que o desejo da administração é disponibilizar o cartão "eu compro meu material escolar". Por outro lado, este processo é burocrático e ainda não foi possível implementar. Enquanto isso, as escolas terão o material para distribuição gratuita para os estudantes que precisarem.

 

A ideia é que seja ampliada a oferta de vagas de turno integral nas ecolas de ensino fundamental. Uma das novidades deve ser a reativação do programa AABB Comunidade, que funcionou há algum tempo absorvendo estudantes no turno inverso e a prefeitura negocia a retomada com o Banco do Brasil. "Queremos um turno integral atraente, que as crianças gostem de ir, que tenham prazer de estar na escola, e que realmete seja de acordo com aquilo que a educação precisa. Vamos aumentar o número de escolas, de vagas e as oficinas para 2026. 

 

Sobre o uniforme escolar, a licitação para novas peças estava prevista para esta terça-feira (27) e a ideia é que, diante do pouco tempo, a empresa vencedora entregará inicialmente as peças de verão e depois as de inverno. O modelo segue as sugestões dadas pelas famílias através de uma enquete feita no ano passado. Com o fornecimento de um novo uniforme, o uso pelos estudantes voltará a er obrigatório. 

 

Em relação a estruturas físicas das escolas, Elisabete informou que segue a obra de forma e ampliação na EMEI Ataídes e foram aprovadas reformas na EMEI Esperança e na EMEF Getúlio Vargas. A expectativa é que as obras sejam realizadas em meio ao andamento das aulas já que os recursos necessitavam de aprovação de orçamento. 

 

Outra  novidade de 2026 na educação é a mudança do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado - CEMAEE, atualmente funcionando na Avenida Pátria, e que será instalado no campus da UPF onde já funciona o CAS TEAcolhe. "Em um espaço mais amplo, atendendo mais crianças, de forma diferente, reoganizado porque precisamos fazer uma inclusão de verdade das nossas crianças que precisam de atendimento especializado", citou. 

 

Você pode assistir a entrevista da secretária Elisabete Medeiros no nosso youtube. Acesse @ocorrespondenteplay 

 

 

Data: 27/01/2026 - 15:57

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE