ESPORTES

Novo projeto prevê total reformulação do Ginásio da Fundescar em Carazinho

Foto Arquivo/O Correspondente

 

O secretário de esportes de Carazinho, Nuno Barbosa, esteve no Correspondente Diário desta sexta-feira (15) para detalhar as ações relacionadas a pasta no município e relatou que a secretaria de Planejamento elabora um projeto que irá reformular por completo o Ginásio da Fundescar. Atualmente, o local não pode ser utilizado pois está interditado desde o ano passado depois que um temporal danificou o telhado. Abandonado, tem sido alvo de vândalos. 

 

"Esperamos em breve ter este projeto em mãos para sentar com o prefeito e ver como ele será executado. Nossa ideia é fazer uma reforma geral, mudar toda a fachada e aumentar a quadra para dimensões oficiais, inclusive com outro tipo de piso, próprio para o esporte, de poliuretano, reformar vestiários, fazer cabines de imprensa. Será praticamente um novo ginásio. Claro que depende do planjeamento e que custo isto terá. Quem passar na frente não vai lembrar de como era antes", destacou. 

 

A questão das dimensões da quadra, de acordo com o secretário, é uma preocupação, até porque federações e ligas oficiais exigem determinadas metragens e em Carazinho existe dificuldade de encontrar espaços que condizem com as exigências de competições. "O mínimo exigido para o futsal é de 36m, na Fundescar não tem. Queremos adequar, já que vamos fazer estas mudanças. Como vamos comprar um piso novo, próprio para todas as modalidades, já compramos a medida correta para contemplar todos que dependem de ginásio", salientou. 

 

O Complexo Poliesportivo, que está sendo erguido na Rua Alexandre da Mota, próximo ao Grêmio Aquático está coberta e a partir da semana que vem, as paredes deve ser concluídas. O piso em partes internas como vestiários e cozinha também está colocado e a obra avança agora mais na tarde interna. Por ser um terreno bastante úmido, há a necessidade de fazer denagrem antes da instalação do restante do piso. A projeção é que até dezembro, o ginásio esteve concluído. 

 

Quanto ao Estádio Paulo Coutinho, Barbosa aguarda a disponibilização da emenda de R$ 800 mil anunciada pelo deputado federal Ronaldo Nogueira. Enquanto isso, estuda-se a possibilidade de aportar recursos próprio para aumentar o montante disponível e poder fazer algo maior que somente reparar o que precisa emergencialmente. "A gente já sabe que as arquibancadas ao redor não são mais permitidas, por serem vazadas, a cobertura do social está condenada e terá de ser retirada, os banheiros estão com problemas. Então teremos que partir praticamente do zero. Os muros externos estão precários também. Precisamos fazer uma levantamento para verificar se o que existe pode ser aproveitado de alguma forma", comentou. 

 

Nuno Barbosa falou também sobre as próximas competições que a secretaria pretende realizar, sendo a primeira delas, um campeonato de futebol máster, com rodadas duplas nas sextas-feiras à tardinha, em campos que possuem iluminação como do Brasil e do Flamengo. A ideia é que o campo do Glória também receba iluminação. Pelo menos 10 equipes já manifestaram interesse em participar. 

 

Como também é técnico da Sercesa, o secretário falou sobre os preparativos do time para a rodada deste sábado (16), em Carazinho, diante do Figueira. Assista a entrevista completa no nosos youtube, através do link: https://www.youtube.com/live/RkaOo0Fce84?si=Z6kcUNnjRBgK8RBg

Data: 15/08/2025 - 14:30

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE