GERAL

DMT de Carazinho intensifica fiscalização de vans escolares no município

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

O transporte de estudantes tem regras específicas e precisa ser autorizado pelo DETRAN e do poder público municipal. Entre os pré-requisitos está o registro como veículo de passageiros; inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança; pintura de faixa horizontal na cor amarela, escrito 'ESCOLAR' em preto; e até tacógrafo. 

 

O Departamento Municipal de Trânsito de Carazinho tem intensificado a fiscalização destes veículos na cidade. Os agentes passaram a abordar as van escolares, em frente a escolas, no momento da chegada e saída das aulas, a fim de verificar a regularização das mesmas. Foram abordados entre 10 e 15 condutores e a maioria tinha pelo menos um dos itens exigidos irregulares. Os agentes de trânsito emitiram as autuações de acordo com as infrações e estipularam prazos para a regularização.

 

Em alguns casos, o veículo estava dentro das normas, mas o condutor não tinha habilitação adequada. Em outros, o motorista estava habilitado, mas a van apresentava algum item em desacordo. Pneus carecas, falta de cinto de segurança estão entre os quesitos mais comuns. 

 

A boa notícia, de acordo com a diretora Carla Hillebrand e a chefe da fiscalização Juliana Guirlande, é que os motoristas estão se regularizando e retornando ao Departamento para a vistoria e liberação dos veículos. Um dos casos que mais chamaram atenção delas envolveu uma motorista que levava, em um veículo de passeio, crianças para a escola, recebendo remuneração por isso. No dia da fiscalização, dois bebês estavam no porta malas. 

 

"De todos que foram notificados, 90% já compareceu ao departamento para apresentar as regularizações. Então é um trabalho que surgiu efeito bastante positivo. O mais importante é que as crianças estão sendo transportadas de forma segura e dentro das determinações legais. O propósito está sendo atendido", destaca Juliana. 

 

Para as van que prestam serviços para o Município existe a exigência de monitor, além do condutor. Carla revela que está em elaboração um projeto de lei que padronizará esta questão, exigindo este profissional também para os veículos particulares, pois o entendimento é que o condutor precisa estar atento ao trânsito e o monitor estará cuidando das crianças dentro deo veículo durante a viagem. 

Data: 11/08/2025 - 10:31

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE