POLÍTICA
Prefeito repercute primeiros meses de gestão municipal em Carazinho

Fotos Mara Steffens/O Correspondente
O prefeito de Carazinho, João Pedro Albuquerque de Azevedo elencou hoje (8) as principais ações dos primeiros meses de gestão, no programa Correspondente Diário, disponível no YouTube (você pode assistir clicando aqui). A gestão do lixo no município é segundo ele um dos principais desafios a serem enfrentados. Envolve conscientização da população quanto ao descarte correto e a escolha das melhores alternativas por parte do poder público para dar destino aos resíduos.
Uma comissão foi formada dentro da administração, liderada pelas secretarias de Obras, Planejamento e Desenvolvimento Econômico para debater as melhores estratégias. Atualmente Carazinho destina R$ 18 milhões por ano para destinar o lixo, desde o doméstico, galhos e até eletrônicos. Um dos pontos que está em estudo é a possibilidade de uma concessão de coleta de lixo para administrar o recolhimento de todas as modalidades de descarte.
Sobre o transporte coletivo urbano, o prefeito destacou que Carazinho terá um plano de mobilidade urbana, que precisa existir por força de lei federal que ainda não estava sendo cumprido. A partir do estudo, feito por uma empresa que será definida em licitação, Carazinho poderá fazer um novo edital de transporte coletivo. Azevedo defende que o atual modelo não é mais viável pois há redução significativa no número de usuários de ônibus e há mais sentido que eles circulem mais nas áreas centrais e nos bairros veículos menores.
O gestor também falou da realização de concurso público, que num primeiro momento deverá contemplar a educação, área com mais dificuldade de contratação de profissionais e confirmou o plano de reorganizar a máquina pública, com a criação de secretarias para setores que há demanda e que nao cabem mais em um departamento, como a Cultura e o Meio Ambiente. No entanto, Azevedo salientou que será feito com base em estudos técnicos.
No esporte, o prefeito projetou que o Ginásio Poliesportivo possa estar a disposição da comunidade até o início do ano que vem. O Ginásio da Fundescar passará por ampla reforma e o projeto está sendo elaborado pela secretaria de Planejamento.
Assista a entrevista completa, para saber de outros temas tratados como estacionamento rotativo, saúde,