GERAL
Botão Lilás é a nova ferramenta de auxílio a mulheres vítimas de violência em Carazinho
Fotos Mara Steffens/O Correspondente
Foi lançada no fim de tarde de ontem (5), na prefeitura de Carazinho, a programação do Agosto Lilás no município. As atividades são alusivas à campanha de combate e conscientização quanto a violência contra a mulher que apresenta números alarmantes no Brasil, inclusive em Carazinho.
Uma das novidades mais celebradas, cujo funcionamento foi demonstrado pela vice-prefeita Valéska Walber e da primeira-dama, Paula Santos, acompanhadas pelo prefeito João Pedro de Azevedo, é o botão lilás. Trata-se de uma aplicativo que facilita o pedido de ajuda por mulheres que estão se sentindo ameaçadas ou que estão sendo agredidas. A ferramenta será disponibilizadas para aquelas que buscarem ajuda nos órgãos de segurança pública como Polícia Civil e Brigada Militar ou mesmo no Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM, órgão criado especificamente para acolher e acompanhar vítimas.
A primeira dama fez uma simulação do funcionamento do aplicativo, que é discreto e sem qualquer indicativo de que se trata de uma ferramenta de denúncia. Ao abrir o app, a vítima precisa apenas deslizar o dedo sobre a tela no ícone de ajuda e imediatamente a Brigada Militar é avisada de que ela precisa de ajuda e poderá encontrá-la através da geolocalização do aparelho celular. Também é possível enviar mensagem de texto, fotos e vídeos, se a mulher tiver condições de fazê-lo.
A programação do Agosto Lilás, que pode ser conferida abaixo, inclui ainda o CRAM intinerante, a Caravana Lilás, com visitação à escolas, participação do Executivo na Tribuna Livre da Câmara, mateada, caminhada e conferência municipal.
O ato teve a presença da Delegada de Polícia, Rita de Carli, que explanou sobre os trâmites a partir do registro das ocorrências de violência contra mulheres, e da Soldado Paloma, da Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, responsável por acompanhar as vítimas que possuem medidas protetivas. A coordenadora do CRAM, Daniane Diehl, destacou alguns aspectos sobre o funcionamento do órgão. Também estava presentes as secretárias de Educação, Elisabete Medeiros, de Saúde, Carmen Santos, de Administração, Cecília Bertoldi, e de Planejamento, Munira Awad, e representanndo o Desenvolvimento Social, a servidora Cíntia Lirio. Marcaram presença, ainda, os vereadores Bruno Berté (PDT) e Vinícius Kunrath (PSB), além de diretores de vários segmentos do Executivo.
Programação Oficial:
09/08:
Conscientização na Praça
11/08:
Intervenção no banco 1º de Maio
Tribuna Livre na Câmara
13/08:
Van Lilás/CRAM Móvel
14/08:
Mateada
15/08:
Conferência Municipal
26/08:
Reunião de Líderes Religiosos
30/08:
Caminhada da Conscientização