POLÍTICA

Vereadores aprovam prorrogação do Plano Municipal de Educação de Carazinho; Causa animal teve destaque na sessão

Foto Arquivo/O Correspondente

 

Os vereadores de Carazinho aprovaram pro unanimidade, na sessão de ontem (4), o PL 94/2025, de autoria do Executivo que solicitava a prorrogação do Plano Municipal de Educação, criado em 2015.  O documento, norteia as metas educacionais a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação. Como este foi promulgado até o fim do ano, havia a necessidade de fazer o mesmo com as metas locais. Agora, o PNE vale até o fim de 2025. 

 

A sessão teve ausência dos vereadores Juliani Pinzon (PSDB), que esteve em viagem a Porto Alegre para o anúncio do investimento no HCC, e Cleomar SIlva, que teve de deixar a sessão em virtude do falecimento de um familiar. 

 

Na Tribuna, os vereadores abordaram diversos assuntos, entre eles melhorias em ruas da cidade, a inauguração da primeira farmárcia descentralizada e até mesmo a obra do Presídio de Passo Fundo, que já está em andamento, às margens da BR 285. Mas novamente o grande destaque foi a causa animal, tema sempre levantado pela vereadora tucana Berenice Müller. 

 

Mostrando fotos no telão, a parlamentar compartilhou o recente caso descoberto em uma operação do Ministério Público, Brigada Militar - através da Patran, secretária de Agricultura, inspetoria veterinária acompanhada pelas protetoras de animais de Carazinho. Em uma propriedade dentro da área urbana, no bairro Floresta, foi localizada a criação de 41 suínos em Área de Preservação Permanente (APP), além da construção de uma pocilga. Os dejetos da criação escoavam diretamente para o solo, com destino a um curso d’água, sem estrutura de contenção adequada. Também foi constatada, em outro ponto, a criação de equinos e bovinos.

 

O responsável foi orientados quanto às ações necessárias bem como as medidas legais cabíveis foram adotadas, conforme a legislação ambiental vigente. "Continuamos vendo muita denúncia, muitos fatos. Nesta residência tinham muitos mais animais, um local totalmente insalubre. Cães, porcos, galinhas, patos e muito mais. Incontáveis animais mortos a céu aberto, os vivos se alimentando dos mortos", lamentou ela, salientado que há mais locais assim e que precisam de atenção. 

 

No caso apresentado pela vereadora, o Código de Posturas do Município estava sendo violado em 16 artigos. "Assim como este, temos vários casos em nossa cidade, que ultrapassam a causa animal, mas se trata já de saude pública e crime ambiental? Precisamos para ontem a reestruturação do bem-estar animal, mais pessoas para ajudar. As protetoras são todas voluntárias e estão cansadas. Todo dia é um fato novo, um pedido de ajuda", clamou. 

 

O presidente Bruno Berté (PDT) lembrou que o Legislativo aguarda o projeto de mudança do Meio Ambiente, o que inclui uma melhor estrutura para o atendimento da causa animal. Na mesma linha, outros vereadores se manifestaram em apoio a Berenice, destacando que são a favor da reestruturação. 

 

A vereadora ainda informou que o responsável pela propriedade está providenciando a limpenza e os cães localizados lá foram medicados e estão sendo castrados. "Fica meu clamor ao Executivo para que venha o projeto para cá", finalizou. 

.

Data: 05/08/2025 - 08:03

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE