CULTURA

Festejos farroupilhas em Carazinho também terão inspiração relacionado à comunicação, a exemplo da temática estadual

Foto Arquivo/O Correspondente

 

Os festejos farroupilhas de Carazinho começam a tomar forma. O Conselho Municipal de Tradições Gaúchas - CMTG de Carazinho esteve reunido na noite de ontem (24) para definir algumas ações pertinentes a principal comemoração dos gaúchos.

 

A partir do tema estadual, já definido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG como "Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa" as entidades carazinhenses definiram uma temática relacionada. No ar há 70 anos, o Programa Roda de Chimarrão do CTG Pedro Vargas será a inspiração em nível local. A patronagem da entidade que é mais antiga de Carazinho contribuirá com informações e subsídios para que as demais possam homenagear a atração no desfile de 20 de Setembro.

 

O anfitrião das festividades no município este ano é o CTG Alfredo D'Amore. A Chama Crioula será gerada em Caxias do Sul, em evento especial nos dias 15 e 16 de agosto. Com o Cavalheiros do Planalto Médio virá para a região até Casca, de onde será distribuída para as demais regiões tradicionalistas. O Grupo Cultural Vereda das Tropas já se disponibilizou para integrar a cavalgada que trará a chama para Carazinho, mas a logística deste movimento ainda será definida.

 

Sobre os homenageados ficou acertado que na próxima reunião, agendada para o dia 14 de agosto, no CTG Alfredo D'Amore, cada entidade trará os envelopes com as indicações para as homenagens de gaúcho e cavaleiro destaque e póstuma para análise e escolha deste ano.

 

Também na reunião, a Diretora de Cultura, Bruna Anacleto, que é secretária do CMTG, confirmou que será aberto edital de premiação em dinheiro para as entidades tradicionalistas, a exemplo do que já ocorreu com outros segmentos culturais. As entidades terá de atender critérios para receber de R$ 5 mil (piquetes e associações) e R$ 10 mil (CTG's). Os valores poderão ser utilizados pelas entidades para custear despesas com o desfile, por exemplo.

Data: 25/07/2025 - 10:49

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE