POLÍTICA
Projeto de Tenente Costa prevê exigência de mão de obra de mulheres vítimas de violência doméstica em contratações públicas
Foto/O Correspondente
O vereador Tenente Costa (MDB) participou do programa Correspondente Diário nesta quinta-feira (24) para falar de política e do trabalho realizado no Legislativo nos primeiros seis meses do atual mandato. Entre os projetos que tramitam na casa destacados por ele está a iniciativa que versa sobre a reserva de vagas de emprego para mulheres vítimas de violência doméstica em empresas que prestam serviço recorrentes para a Municipalidade.
O emedebista argumentou que é uma maneira de auxiliar este público a se inserir no mercado de trabalho e conquistar independência financeira. Costa citou que durante a carreira na polícia militar presenciou situações em que as mulheres tinha dificuldades de deixar relacionamentos abusivos por falta de renda, uma vez que os agressores eram também os provedores da família.
Outra iniciativa proposta por ele, e que também tramita na casa, é o projeto que pretende homenagear o desportista Jorge Rodrigues da Rocha, conhecido como Caneco, falecido em 2007, dando o nome dele ao Ginásio da Fundescar. Costa considera importante reconhecer o legado de Caneco para a comunidade local, especialmente no esporte.
Nascido em 1934, em Porto Alegre, Caneco chegou em Carazinho no final dos anos 1950. Jogo no Glória e no Veterano, trabalhou nas categorias de base do Atlético e criou a Escolinha Professor Caneco, trabalhando também com o Futsal.
Atual presidente do MDB no município, o vereador destacou projetos que apresentou no primeiro semestre, como kit escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino, sobre o qual trocou ideias com o Executivo e a SMEC e que, segundo ele, deverá ser implementando a partir do ano que vem.
Também avaliou o cenário político no Estado, uma vez que seu partido já indicou que pretende lançar à concorrência ao Palácio Piratini o nome do atual vice-governador, Gabriel Souza, que esteve em Carazinho recentemente. Quanto à política nacional, Tenente Costa sinalizou que o MDB precisa trabalhar um nome para concorrer se Márcio Bicolchi, que possui mandato atualmente, não quiser mais tentar um novo mandato.
No dia 1º de agosto, a nova executiva emedebista em Carazinho tomará posse oficialmente em jantar que ocorrerá no CTG Rincão Serrano.
Assista a entrevista completa de Tenente Costa, clincando no link: https://www.youtube.com/live/9PDlPKKMwUk?si=vVMC-LUTdo1M0Kp6