GERAL
Recanto São Vicente de Paulo celebra 75 anos de acolhimento e assistência a idosos
Foto Mara Steffens/O Correspondente
O Recanto São Vicente de Paulo de Carazinho completou recentemente 75 anos de atividades. Teve missa especial com a presença da comunidade no sábado (19) para marcar a data e agradecer à comunidade pela parceira de mais de 70 décadas, afinal, como menciona a atual diretora, Irmã Anja Carvalho Pereira, os carazinhense são muito solidários e sempre que chamados a ajudar a instituição comparecem e contribuem da melhor forma.
O Correspondente visitou o Recanto nesta terça-feira (22), data em que o local recebeu um novo morador. Agora são 81 idosos residentes em um amplo espaço que inclui quartos privativos, salas de convívio mútuo , espaço para lazer e entretenimento e assistência médica.
Irmã Anja é natural da Bahia chegou a Carazinho em janeiro deste ano, mas conhecia a história do Recanto e agora, vivendo no lugar com mais sete religiosas dedicadas ao trabalho de acolher idosos se diz apaixonada pela instituição. "É desafiador porque quando as pessoas pensam nos idosos, pensam que é tranquilo, mas eles são exigentes, mas é um ótimo lugar. Temos uma equipe de profissionais que faz toda a diferença. É uma história de muita luta", menciona ela, referindo-se ao engajamento de todos que já passaram pelo local, desde o início.
"A população de Carazinho é muito solidária. Quando tem as demandas eles vêm aqui. Hoje, com menos frequência, porque antes precisávamos até o básico, vivia-se de mendicância. Hoje temos uma rede de assistência. Se eu tivesse pais era aqui que eu os colocaria porque aqui seriam bem acolhidos", menciona.
Outro ponto positivo citado pela diretora é a fiscalização de órgãos que garantem o bom funcionamento de instituições como o recanto, entre eles vigilância sanitária e Ministério Público. "Para alguns pode incomodar, mas é garantir de que todas as exigências sejam cumpridas", destaca.
Sobre o futuro, Irmã Anja menciona que a demanda pela manutenção do Recanto é grande e o telhado será um dos reparos mais urgentes. Atualmente, existem várias goteiras e apenas consertá-las não resolveria o problema.
Outra preocupação da direção da instituição é a destinação do lixo produzido no local. Irmã Anja acredita que um plano de gerenciamento dos resíduos seria adequado pois o volume produzido no local é bastante grande.
Enquanto isso, pessoas e empresas ajudam o Recanto com doações, que não precisam ser necessariamente em recursos financeiros, ou donativos, mas o tempo. As pessoas podem ajudar fazendo visitas para realizar atividades diversas que contribuem para o bem-estar dos moradores do Recanto. Existe também um convênio com a prefeitura, que prevê o repasse de recursos para manter 56 idosos, que são encaminhados pelo Desenvolvimento Social.
.