EDUCAÇÃO

Prefeitura de Carazinho lança programa com viagens educativas para estudantes concluintes do Ensino Fundamental

Foto Divulgação

 

A Prefeitura de Carazinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o projeto Estudar Vale a Viagem, uma iniciativa pensada para valorizar o esforço dos estudantes e tornar o aprendizado ainda mais significativo.

 

O projeto vai levar os alunos do 9º ano das escolas municipais para passeios educativos em diferentes cidades do Rio Grande do Sul. A ideia é unir conhecimento, cultura e diversão fora da sala de aula. Entre os destinos já divulgados estão Porto Alegre – Orla do Guaíba, Jardim Botânico e Casa de Cultura Mário Quintana; Ametista do Sul – Geoturismo subterrâneo e Patrimônio esotérico; e Passo Fundo – Zoológico da PRIMAVES e Parque da Gare. 

 

De acordo com a prefeitura, esses lugares foram escolhidos para ampliar o contato com temas como meio ambiente, ciência, história e cultura, ajudando a complementar o que é aprendido na escola. 

 

O projeto é destinado aos alunos do 9º ano das escolas da Rede Municipal de Carazinho, que estejam concluindo o Ensino Fundamental. Para que a participação seja justa e reconheça o esforço dos estudantes, a Secretaria estabeleceu alguns critérios, como aprendizagem: o aluno deve ter bom desempenho escolar, abrangendo às diferentes áreas do conhecimento. A frequência também será importante, é preciso ter no mínimo 90% de presença ao longo do ano letivo e menos de 15% de faltas injustificadas. Outra questão que será considerada é a convivência escolar: respeitar colegas, professores e regras da escola, demonstrando responsabilidade para a construção de um ambiente saudável e coletivo de estudos.

 

Ainda de acordo com a prefeitura, o projeto “Estudar Vale a Viagem” reforça que o estudo, a cooperação e a dedicação conjunta fazem a diferença para alcançar os objetivos almejados. Além de ser uma recompensa pelo esforço, é também uma forma de incentivar ainda mais o aprendizado e abrir novos horizontes, ampliando o capital cultural de cada estudante. 

Data: 17/07/2025 - 17:09

Fonte: Mara Steffens, com informações da Ascom Prefeitura

COMPARTILHE