POLÍTICA

Recursos para Agricultura e locação de imóveis para a administração pública são aprovados na Câmara de Carazinho

Foto Arquivo/O Correspondente

 

Os vereadores de Carazinho estiveram reunidos ontem (7) em sessão ordinária e algumas das proposições que estavam previstas para irem a votação acabaram saíndo da pauta. No início da reunião, o presdente Bruno Berté (PDT) avocou dois projetos do Executivo, os PL's 88/2025 e 90/2025 e as comissões internas da Câmara reuniram-se no intervalo regimental para análise e emissão de pareceres. 

 

ALém disso, alguns projetos tiveram pedidos de vistas. Foi o caso do PL 50/2025, que trata das novas regras do Estacionamento Rotativo. O pedido de vistas foi feito por Berté, alegando que o projeto precisa estar bem construído e por isso deseja analisar mais o assunto. Cleomar Silva (PP) pediu vistas do PL 70/2025, que altera a Lei Municipal 7.095/2029, que inclui serviços de assistência a crianças com Transtorno do Espectro Autista junto ao Capsem, estabelecendo normas de coparticipação nos tratamentos. 

 

O PLL 20/2025, de autoria de Cleomar Silva teve pedido de vistas de Juliani Pinzon (PSDB). A matéria trata sobre direitos de crianças e adolescentes com diabetes, autismo, deficiência e necessiddes especiais de serem matriculados e permanecerem em escolas de sua escolha. Outro projeto que teve pedido de vistas foi o PLL 21/2025. Tenente Costa (MDB) que é autor da proposição decidiu fazer o pedido. O PL isenta proprietários de imóveis registrados em Carazinho de pagamento de taxa de vistoria e de instalação para redes de esgotamento sanitário da Corsan. 

 

Os vereadores aprovaram o PL 73/1025 que abre crédito especial no orçamento de R$ 280 mil para locação de um imóvel destinado à instalação de diversas Secretarias e Departamentos da Administração Municipal, bem como a aquisição de mobiliário sob medida necessário para adequação do espaço. A realocação é temporária e se faz necessária, de acordo com o Executivo, para a reforma do atual prédio da prefeitura. 

 

O PL 87/2025 que autoriza a abertura de créditos especiais adicionais ao orçamento de R$ 865.793,46 para adquirir veículos e equipamentos para a Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais diante da demanda atendendo as estradas do interior também obteve aprovação, assim como o PL 89/2025 que prorroga o Programa de Recuperação Fiscal - REFIS, inicialmente previsto para até 10 de julho, passando para o dia 29 de agosto. 

 

Projetos retirado 

Tenente Costa optou por retirar de tramitação o PLL 22/2025, de sua autoria, que autoriza a disponibilização de sinal de internet wi-fi nos principais espaços públicos de Carazinho para acesso universal e gratuito a população. O parlamentar jsutificou que o Executivo já vem executando uma iniciativa semelhante, não sendo necessária a proposição. 

 

Outra matéria de autoria do representante do MDB é o PLL 24/2025, que autoriza revogação de doação efetuada pelo Município em 2000 de um imóvel a Associação dos Caminhoneiros, Motoristas do Planalto. A proposta sociita a reservação da área já que, segundo ele, encontra-se abandonada e há empresas interessadas em instalar-se e contribuir para o desenvolvimento do município. Tenente Costa retirou o projeto de tramitação e disse que pretende encaminhá-lo como anteprojeto ao Executivo. 

Data: 08/07/2025 - 08:27

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE