AGRO

Chuvas atrasam plantio das culturas de inverno na região de Carazinho

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

Levantamento do escritório da Emater de Carazinho mostra que 35% da área de cerca de 6 mil hectares reservada para o trigo nesta safra foram plantadas até este momento. Renato Serafini, que responde pelo escritório local, destaca que o clima tem atrapalhado bastante, já que em anos em que precipitação de chuva está mais próxima do normal o percentual a esta altura do ano seria praticamente o dobro. 

 

Serafini destaca que a recomendação para o plantio da cultura é até 30 de julho, tendo o produtor ainda um tempo hábil, de acordo com o zoneamento agrícola. Por outro lado, é sempre preferível que o trigo seja plantado em junho. 

 

Algumas lavouras, com relevo mais em declíve registram danos por conta da grande quantidade de chuva. As áreas de canola foram todas plantadas e alguns produtores aguardam também para plantar aveia. 

 

Em nível estadual, de acordo com o informativo da Emater divulgado na quinta-feira (26), o plantio do trigo avançou apenas 2% e atinge 39% da área prevista para o Rio Grande do Sul nesta safra, que é de 1.198.276 hectares.

 

Nas lavouras semeadas recentemente houve perdas por erosão, encharcamento e compactação superficial, especialmente durante as fases de germinação e emergência.

 

O replantio será necessário apenas em algumas lavouras, situadas em solo mais arenoso, onde não foram adotadas práticas adequadas de conservação, ou em regiões de relevo inferior, em que houve acúmulo de água e transbordamento de cursos d'água. 

Data: 30/06/2025 - 08:07

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE