POLÍTICA

João Pedro e Valeska realizam primeiro encontro da equipe de transição

Foto Arquivo/O Correspondente

 

João Pedro de Azevedo e Valeska Walber, prefeito e vice-prefeita eleitos para a próxima gestão municipal em Carazinho convidaram a imprensa para acompanhar, na tarde de hoje (23), o primeiro encontro da comissão de transição de governo definida por eles.

 

O encontro, assim como serão os demais, ocorreu no campus da Universidade de Passo Fundo – UPF. Estavam presentes, além dos integrantes da comissão, o vereador do PDT, Bruno Berté, Rudi Brombilla, que foi coordenador da campanha eleitoral da coligação, a vereadora suplente do PSDB, Juliani Pinzon Pontes, além de Munira Awad, diretora do campus.

 

O próximo prefeito de Carazinho destacou disse que pretende iniciar a divulgação dos nomes que assumirão as secretarias a partir de 15 de novembro. “Não anunciaremos todos de uma vez, mas conforme formos definindo. Aquelas secretarias que teremos melhor definidos os objetivos a curto e médio prazo podemos identificar o perfil adequado e as pessoas que poderão assumi-las. Não quer dizer que se tivermos antes não iremos divulgar. Se isso acontecer, chamaremos a imprensa para anunciar”, declarou. “Não adiante falarmos de nomes agora porque talvez a estrutura hoje existente nem estará mais no nosso planejamento futuro, então não vamos definir neste momento. Sabemos que tem muita especulação, mas agora não passa disso. Temos grandes nomes engajados com potencial, mas não uma definição de realmente estará lá”, completou.

 

LDO

Destacou também que sua equipe estará atenta a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO que deve passar pela Câmara de Vereadores em novembro e que dará a nova gestão os parâmetros para o primeiro ano. “A gente quer, a partir da transição, focar as atividades para ter as informações necessárias sobre esta lei orçamentárias, até para que a gente possa garantir a manutenção dos erviços existentes hoje, mas também identificar a melhor maneira de implementar nosso plano de governo”, disse ele, referindo-se a mudanças que devem ocorrer na estruturação das secretarias de governo. “Quando falamos na possibilidade de fazer ajustes nas secretarias é porque entendemos que não existe uma composição eficiente do secretariado, na formação das estruturas. Citando um grande exemplo: hoje Carazinho perde muitos recursos, deixa de captar muito recurso estadual e federal. Queremos trazer para Carazinho uma estrutura focada na elaboração de projetos e captação de recursos, na transparência, na eficiência e na moralidade da administração pública”, comentou.

 

O gestor explicou que sua equipe analisará a LDO e solicitará, se julgar necessário, o incremento de recursos. “Para usar um exemplo específico. Quando falamos no horário estendido nas escolas para atender melhor as famílias. Isso irá exigir um investimento adicional para contratação de pessoas. Não temos um concurso vigente e teremos que já no início do ano soltar um edital para isso. Também sabemos que teremos que garantir a contratação emergencial para dar conta da situação atual e para fazer este ajuste desejado. Tudo será bem pensado. Não vai ter como, de uma hora para outra, ter horário estendido em todas as escolas, mas vamos avaliar onde tem a maior necessidade”, salientou.

 

Plano estratégico

Azevedo citou que pretende trabalhar com plano estratégico, que inclui metas e indicadores para mensurar a produtividade de serviços, programas, servidores e do secretariado.

 

Além disso, comentou que enxerga que Carazinho precisa pensar em se tornar uma cidade com mais acessibilidade e inclusão. “Não temos hoje uma estrutura que pense nas pessoas com deficiência, que pense em políticas públicas. Precisamos este ajuste. Por outro lado, temos cargos que não tem necessidades. Então queremos, dentro deste processo de transição, dialogar com os servidores, verificar os espaços que são subutilizados e daqui a pouco podem deixar a existir e ajudar a compor os novos que são importantes, como uma coordenadoria ou departamento da pessoa com deficiência, do bem-estar animal e assim por diante”, destacou.

 

Equipe de transição de João Pedro e Valeska (Foto Mara Steffens/O Correspondente)

 

Plataforma para recrutar talentos

O prefeito eleito comentou também sobre a intenção de lançar uma plataforma onde pessoas da comunidade poderão cadastrar currículos. O objetivo é encontrar perfis técnicos para a gestão. Este tema será melhor detalhado em breve, segundo ele, mas a ideia é encontrar pessoas que possam contribuir com a administração prestando serviços específicos, ou até mesmo assumir funções dentro do governo.

 

Viagem a Brasília

João Pedro de Azevedo viajará para Brasília no início de novembro para se aproximar dos ministérios, dialogar com deputados e senador a fim de buscar recursos adicionais para o governo. Ele deve viajar acompanhado da vice-prefeita Valeska Walber, a primeira-dama Paula Santos, o coordenador da equipe de transição, Anderson Montai. O ex-prefeito Aylton Magalhães se colocou a disposição para compor a comitiva.

Data: 23/10/2024 - 18:00

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE